Pimenta Rosa e suas propriedades terapêuticas

Recentemente comprei óleo essencial de pimenta rosa pra criar alguns produtinhos para a loja da AMÔ e tô aqui AINDA MAIS xonadinha por ela. Pra quem não sabe,pimenta rosa e aroeira são a mesma pessoa! Então bora falar dela?

O nome científico da princesa é Schinus terebinthifolius Raddi. Ela é uma dessas plantinhas lindas e sagradas típicas da flora do nosso país lyndo <3
As propriedades da aroeira incluem sua ação adstringente, balsâmica, diurética, anti-inflamatória, antifúngica, antibactericida, tônica e cicatrizante ginecológico.

pimenta-rosa

Pimentinha na beleza: <3
Possui propriedades que inibem a tirosinase da pele, clareando diversos tipos de manchas. Ela é eficaz contra as manchas no rosto e na pele deixadas pela acne, sol, limão, gravidez e até mesmo pelo uso do anticoncepcional. Cientificamente ela é equiparada ao ácido kójico, um dos mais eficientes na remoção de manchas na pele. <3

Para fins terapêuticos <3
São utilizadas as cascas, especialmente para fazer chá, e as outras partes da planta, para preparar banhos.
Infusão de aroeira para problemas de estômago: Adicionar 100 gramas do pó da casca de Aroeira em 1 litro de água fervente. Tomar 3 colheres de sopa ao dia.
Banhos de aroeira para reumatismo e problemas de pele: Colocar 20 g de cascas de aroeira em 1 litro de água e deixar ferver por 5 minutos. Coar e tomar banho com a infusão morna.

Na aromaterapia: <3
Aroma picante e caliente, ajuda o corpo a relaxar e se entregar ao prazer do toque.
Estimulante da circulação. Ajuda a eliminar manchas de pancadas e luxações.
Descongestiona o aparelho respiratório.
Antifúngico, antisséptico.
Antioxidante.

Na Gastronomia e Nutroterapia
Antes de irem para a cozinha, as sementes da aroeira passam por um processo de secagem. Inteiras, vão bem em pratos quentes, da marinada ao cozimento. Já moídas, finalizam saladas.

Com o que combina: o sabor desse tempero é adocicado e perfumado. Sem exageros, ela não esconde o gosto de outros alimentos. Daí porque combina com todos os tipos de carnes fortes ou suaves, saladas, legumes, omeletes etc.

Com o que não combina: como é leve, a pimenta rosa não costuma estragar uma refeição. Se você gosta, pode experimentá-la em diferentes preparos.

Benefícios nutricionais: a semente tem vitaminas A, B1, B2, C e E, além de cálcio e ferro. Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP) também encontraram potentes antioxidantes na planta — esses ativos retardam o envelhecimento das células e estão relacionados a menor risco de doenças degenerativas.
——————————-

BÔNUS: Receitinha de sorvete artesanal com pimenta rosa:
Blog: Dona da Casa

sorvetepimenta

fontes: saúde abrilremédio da terra

Deixe uma resposta