Oscar 2013 – Melhor Canção Original

20479164

Nos últimos anos a Academia tem se preocupado cada vez mais com a queda da audiência do Oscar, o que implica em uma diminuição na quantidade de anunciantes e, consequentemente, na arrecadação da festa. Várias tentativas já foram feitas para atrair o público, desde alterações no tradicional script da cerimônia até a convocação de anfitriões com um maior apelo entre os jovens e as indicações de filmes campeões de bilheteria.

Neste ano o grande atrativo do evento, principalmente no quesito musical, será a performance de Adele, vale frisar que é primeira vez que ela cantará ao vivo a sua Skyfall . Tudo isso, é claro, pesa a favor da vitória da inglesa, mas será que ela levará mesmo o Oscar? Na dúvida, confira aqui no THC a análise dos indicados a Melhor Canção Original.

“Before my time”, de “Chasing ice” – J. Ralph (música e letra)

A balada segue a trilha da sua predecessora e vitoriosa I Need To Wake Up, mas ao contrário da música de “Uma verdade Inconveniente”, Before My Time não possui tanto apelo junto ao público, nem mesmo a performance de Scarlett Johansson parece se destacar entre os seus concorrentes.

“Suddenly”, de “Os miseráveis” – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain Boublil (letra)

Todo mundo sabe que Os Miseráveis é uma musical e é lógico que se não tivesse ao menos uma música entre os indicados isso já seria uma vergonha tremenda. Por mais improvável que possa parecer, os musicais não têm tido um bom desempenho na premiação. A Academia já deixou de mãos abanando filmes como O Fantasma da Ópera, Dreamgirls e Nine. Outro fator que pesa contra a música de Hugh Jackman é que  apesar ser a única canção que não estava originalmente no musical que inspirou o filme, ela não é um dos maiores destaques da película (como esquecer ‘I Dreamed a Dream” na voz e atuação de Anne Hathaway?)

“Skyfall”, de “007 – Operação Skyfall” – Adele (música e letra)

Adele é uma das poucas cantoras que consegue juntar carisma, talento e performances inspiradas. A inglesa está a frente de um dos melhores temas de 007, em um dos períodos mais especiais da franquia que completa 50 anos e será agraciada com um homenagem especial durante a cerimônia de entrega dos Oscars. Muitos pontos positivos pesam a favor da canção que deve sair vitoriosa, a única dúvida que fica é a seguinte: será que Adele vai repetir a cara de “surpresa”  que fez no Globo de Ouro quando foi a ganhadora?

“Everybody needs a best friend”, de “Ted” – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)

É evidente que Ted fez sucesso e deve ter despertado algum interesse entre os membros da Academia que convocaram o seu criador Seth MacFarlane para ser o anfitrião da festa. Olhando um pouco para o histórico recente dos premiados na categoria, é possível identificar pelo menos dois ganhadores do Oscar (“Man or a Muppet” de The Muppets e “We Belong Together” de Toy Story 3,)  que envolviam pelúcias e coisinhas fofas, porém nenhum deles tinha a classificação indicativa para maiores de 16. Se você está se perguntando porque a música foi indicada, somos dois.

“Pi’s lullaby”, de “As aventuras de Pi” – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)

O multiculturalismo é uma das bandeiras defendidas pelos votantes do Oscar, por isso não raro vemos a presença de algumas películas ou músicas de outros países, mesmo assim, até hoje apenas três vencedores desta categoria foram canções que não tinha o inglês como idioma original. Mais recentemente, em 2007, a música, também indiana, Jai Ho  de “Quem quer ser um milionário?”  foi a vencedora.

E você, já elegeu a sua música preferida?

Anúncios

2 Comentários

  1. E a Adele acabou levando o Oscar, né? 🙂

    1. thomsonalbuquerque

      Sim! 😀

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s