Oscar 2013 – Indicados a melhor curta-metragem de animação

A categoria de melhor curta-metragem de animação é uma das deliciosas surpresas do Oscar. Sempre recheada de criatividade, ela até pouco tempo era praticamente impossível de ser acompanhada pelos cinéfilos que estavam fora do eixo dos festivais, pois dificilmente esses filmes chegam ao grande púbico. Eles ficaram mais acessíveis em razão da exigência dos membros da Academia para que estas pequeninhas obras de arte sejam exibidas no circuito comercial, com o advento do You Tube tudo ficou mais fácil ainda!

Os curtas, que pelas regras da premiação devem ter menos de 40 minutos, em sua maioria são mudos por três razões: baixo orçamento disponível para a sua produção; ou para tornar a roteiro mais coeso; ou simplesmente para dar um tom mais artístico e intimista à obra.

Entre os indicados deste ano temos concorrentes fortes como Head Over Heels que foi um dos maiores destaques do Anima Mundi 2012, além de ter participado do Festival de Cannes. Há ainda dois vencedores do Annie Awards (considerado o Oscar da Animação): Adam and Dog e Paperman, os premiados de 2012 e 2013 respectivamente.  Assim, sobram menos chances para The Longest Daycare e Fresh Guacamole.

Então vamos conhecer e assistir cada um dos Curtas indicados?

Maggie Simpson: The Longest Daycare (2012)

Sim, os Simpsons estão no Oscar 2013, e tudo graças a Maggie. A caçula da “família-modelo” protagoniza o curta sobre um dia na sua creche.

Assista o vídeo aqui.

Adam and Dog (2012)

Ao longo dos seus 15 minutos, o curta Adam e Dog apresenta belíssimas imagens de uma espécie de Paraíso onde a solidão de Adam (Adão) é quebrada quando ele encontra Dog (o Cão) os dois se tornam amigos inseparáveis até o dia em que Eve (Eva) aparece. Uma criativa e poética releitura da famosa estória bíblica de Adão e Eva.

Fresh Guacamole (2012)

O curta de menor duração entre os indicados deste ano desenvolve uma divertida receita de Guacamole onde os ingrediente são objetos comuns (como bolas de baseball, dados, lâmpadas e etc) que rapidamente vão compondo um inusitado (e apetitoso?) prato de Guacamole.

Head Over Heels (2012)

O lírico Head Over Heels mostra o desgastado relacionamento de seus protagonistas, onde estes, apesar de dividirem o mesmo teto, vivem em mundos literalmente opostos e por vezes incomunicáveis.

Paperman (2012)

O curta da Disney carrega consigo a especialidade do estúdio em tocar o coração do expectador e apresenta uma estória de amor a primeira vista, com encontros e desencontros acompanhada por um trilha sonora deliciosa. Tecnicamente, o curta é mais ousado de todos os indicados, além de ter sido rodado em um preto e branco minimalista, ele mistura a animação tradicional com a computação gráfica através da novíssima técnica Meander.

A 85ª cerimônia de entrega dos Oscars acontece no próximo dia 24, nós do THC estamos na torcida por Paperman, e você?

Anúncios

5 Comentários

  1. Eu não vi todos, mas Paperman já é favorito aqui também
    hahahaha

    Beijos

  2. Thomson, até que fim! Tamo junto no Paperman! hehe
    beijos

    1. thomsonalbuquerque

      Oi Jeane! Pois é voltei, esse ano começou com tantas mudanças positivas na minha vida, que está sobrando pouco tempo pra fazer as postagens.

  3. A blogueira tb pode deixar aqui suas impressões, Tonton? hahaha! É que só hj vi todos.
    Então, Paperman já ganhou, mas engraçado… foi o que menos gostei 😦 . É bonitinho, mas não me emocionou e a impressão que dá é que eu já vi essa mesma estória algumas (dezenas de) vezes.. Head over heels eu achei de uma beleza que não sei explicar e me tocou de verdade. Fresh Guacamole eu achei divertido e bem criativo. Adam and dog é simplesmente A LINDEZA do mundo. Seria o meu favorito se ainda estivesse valendo a torcida (ok, Head over heels também), e o de Maggie Simpson é tipo AWWWWWWWWWWWWN, que amor *-*

    1. thomsonalbuquerque

      haha, pode sim! Pois é o Head over Hells é bem mais poético, mas o Paperman é mais comercial, bem Disney mesmo e como falei é o mais ousado em termos de tecnologia, isso tudo pode ter pesado já que para os curtas não há categorias exclusivamente técnicas.

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s