Vintage – Primeira versão para as telas de Alice no País das Maravilhas

Acredito que todo mundo conheça a versão clássica da Disney de “Alice no país das maravilhas“, assim como a adaptação de Tim Burton para a obra, mas você sabia que a primeira versão filmada do clássico de Lewis Carroll foi produzida há mais de 100 anos atrás, mais especificamente em 1903, (oito anos apenas após o surgimento do cinema!)? Com duração de 12 minutos (dos quais apenas 8 resistiram ao tempo), Alice in Wonderland de Cecil Hepworth e Percy Stow foi o mais longo filme produzido na Inglaterra naquela época.

Em 2010, o BFI National archive restaurou a obra e, adivinha? Disponibilizou no Youtube os 8 minutos sobreviventes da película pra quem quiser conferir! Amo o Cheshire Cat (não lembro o nome em português) interpretado pelo gato de estimação da família. A rainha? É a esposa de Cecil Hepworth, e o própro aparece no filme interepretando um sapo(?) Gente, dá o play no vídeo que é bom demais! haha!

E fica a dica pra quem tem curiosidade em ver outros filmes do início do século XX: no canal do BFI no youtube dá pra assistir vááários deles!

Anúncios

7 Comentários

  1. adoreiiiii ;D
    só não entendi a cena que ela ta com um casal na casa. que parte é essa?

    1. Que bom que você gostou! Mas então, Gabi, eu também fiquei com dúvida quanto a essa cena… não sei te responder! 😦

  2. […] – Primeira versão para as telas de Alice no País das Maravilhas, de 1903, via The Hype Collective. […]

  3. iago möller

    Aaah, super bacana! Eu já havia lido à respeito, se não me engano, naquele livro “Tudo Sobre Cinema”, que inclusive indico aos cinéfilos de plantão. Torna-se interessante, de fato, quando ficamos a confabular sobre a utilização de certas técnicas numa época onde o cinema era tão primitivo! Ah, e eu citei o seu post nos meus links da semana: http://wp.me/p2Cusw-2d

    Grande abraço!
    Iago Möller

    1. Oi, Iago! Muito obrigada por linkar a postagem no seu blog! (vou já dar uma passadinha lá!). E adorei também a sugestão de livro, vou pesquisar a respeito. Valeu mesmo!
      Abraços!

  4. GENTE! só 8 anos depois do surgimento do cinema? Tai um coisa que eu não saberia se não fosse você :p
    O bacana é perceber que a base é a mesma 🙂

  5. […] películas produzidas na história do cinema, (e uma das mais longas da época) datada de 1903, a Alice, de Cecil Hampton e Percy Stow. Desde então, o universo do livro de Lewis Carroll parece ter […]

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s