Documentários Musicais na Rede:

Recentemente vi esses documentários sobre música: krautrock, heavy metal, reggae, música eletrônica e por último um vídeo que esclarece a forma de consumo de música nos últimos tempos. Para quem se interessa por música, é indispensável assisti-los.

Algumas bandas inspiradas pelo blues e o rock progressivo começaram a tocar mais alto no final dos anos 60. Sem saber, estavam criando uma nova forma de tocar que nortearia uma parte da cultura musical dos anos 70. Hard Rock e Heavy  Metal foram as classificações dadas à esses novos movimentos. Alguns dos principais representantes: Iron Maiden, Motorhead e Judas Priest. Confira depoimentos de Lemmy, Tony Iommi, Ian Gillan, Rob Halford, Bruce Dickinson e Biff Byford no documentário Heavy Metal Brittania. Produzido pela BBC4.

Krautrock; O rock alemão, saiba dessa música que também nasceu no final dos anos 60.

Documentário Reggae Brittania, mostra o surgimento de grupos jamaicanos em Londres.

“Real Scenes: Berlin”

Desde a queda do muro, em 1989, Berlim se tornou a capital mundial da música eletrônica. Assista ao mini doc e saiba porque até hoje a cidade tem uma credibilidade grande no assunto:

Veja estatíscas e muito mais nesse vídeo bem rápido e esclarecedor. Saiba como mudou a forma de consumir músicas nos últimos quarenta anos, as mudanças de formatos (LP, K7, CD, MP3) e outros detalhes importantes. Naspter (primeiro site a disponibilizar músicas para download) , as grandes gravadoras, aumento da produção de instrumentos e aparelhagem para melhorar a qualidade técnica e sonora:

Obs: Os documentários são em inglês e sem legenda; para quem não manja da língua da terra da rainha, assista mesmo assim, porque a música é uma língua universal e todo mundo acaba se etendendo.

Por Renan Correia.

5 Comments

  1. Muito interessante! Aqui no trabalho não tem audio, fica ruim pra ver video, mas quando chegar em casa vou dar uma olhadinha com mais calma nesse post.

    =D Abraços!

  2. Olha que legal!
    Vou procurar assistir todos!

    Beijos :*

  3. Muito legal, eu adoro assistir documentários, ainda mais sobre música!

    http://naominray.wordpress.com/
    @BlogInRay

  4. Não pude ver todos pq estou no trabalho, mas vi o último 9que é mais curto) e gostei bastante (:

    Beijos!

  5. bem legal esses documentarios. Gostei!

    Beijos!
    FashionStorm

Deixe uma resposta