Entrevista: Road Trip da Nina

Faz um tempo desde que surgi com a proposta de entrevistar e apresentar por aqui alguns dos meus blogs preferidos, retomando com a tag “entrevistas” aqui no blog, a entrevistada da vez é editora do (ótimo) blog Road Trip da Nina, blog que nasceu como um diário de viagem, mas acabou se tornando um espaço onde a Nina divide seus achados e expressa seu modo particular de ver o mundo. A “Nina” em questão é Marina Dantas, blogueira fofa, suuuper simpática e talentosa. Na entrevista para o The Hype Collective ela fala sobre sua relação com o universo dos blogs, o que inspira, o que incomoda, e mais…

Por Ana Carolina.

THC : Quando você começou  e o quê te motivou a blogar?
O blog surgiu em novembro de 2010, quando eu estava às vésperas de embarcar numa super road trip entre Porto Alegre e Recife. A ideia era apenas manter a família e os amigos informados dos acontecimentos da viagem, mas acabei tomando gosto por escrever sobre as coisas legais que eu encontrava pelo caminho! Quando cheguei ao destino final, senti que deveria continuar com o blog, embora não soubesse direito sobre o quê falar, nem como me posicionar enquanto autora. Segui fazendo posts sobre as minhas viagens e, aos poucos, o Road Trip da Nina se tornou uma url sobre turismo – meio informativa e impessoal. As coisas seguiram assim até abril de 2011, quando eu percebi que blogar nos padrões que eu havia me imposto estava ficando chato demais! Foi então que eu resolvi mudar de rumo e transformar o blog num espaço onde eu pudesse me expressar de forma livre, sem padrões, sem expectativas… apenas como um canal aberto a novas descobertas. Aí sim as coisas ficaram realmente interessantes!

THC: O que você considera essencial em um blog de sucesso (não no sentido de popularidade, mas sim, de qualidade)?
O mais importante é se dedicar sinceramente à atividade de blogar. Na minha opinião, os blogs mais bacanas são aqueles que refletem a visão de mundo de alguém; seus gostos, predileções, hábitos, lifestyle, personalidade… Acho que o essencial para um blog de sucesso é ter as marcas da presença do blogueiro – ainda que a página não tenha a intenção de ser um diário pessoal! Nem todo mundo precisa correr os riscos da superexposição ao falar abertamente sobre a sua vida na internet, mas eu acho interessante frequentar blogs onde os autores conseguem expressar a própria individualidade por meio de elementos simbólicos implícitos às escolhas temáticas, à linguagem, ao layout…

THC: E quanto ao lado ruim de blogar? Existe algo na “Blogosfera”  que te incomoda?
Uma coisa que me incomoda muuuito na blogosfera é a velocidade com que conteúdos são produzidos. Como leitora de blogs, eu acho isso ótimo – porque sempre tenho um post novo no meu feed de notícias! Mas como blogueira, acaba sendo uma fonte de ansiedade. É que os acessos estão relacionados às novidades e pouca gente vai frequentar assíduamente um blog “desatualizado”. Isso quer dizer que aquela postagem incrível, que fez o maior sucesso mês passado, não vai garantir os acessos de hoje. É preciso tentar fazer uma coisa nova e surpreendente todo dia, mas nem sempre sobra tempo e criatividade!

THC: Você acha que é possível manter a qualidade de um blog tendo parte do conteúdo patrocinado?
Acho que sim! Muitos blogs famosos continuam sendo legais, mesmo com a maior parte do conteúdo patrocinado. Nesse caso, a “receita do sucesso” é bem simples: (1) deixar beeem claro para os leitores que o post é patrocinado; (2) adaptar o texto do press release para a linguagem do blog; e (3) manter a integridade, evitando patrocinadores que não tenham a ver com o blogueiro e com o blog.

THC: O quê te inspira a escrever e como você garimpa o conteúdo do blog?
O processo criativo é bem louco! Ainda que eu mantenha caderninhos para anotar ideias de novos posts, quase nunca sei sobre o que vou postar. E quando começo a escrever, não tenho nenhum roteiro. Nos dias menos criativos, posso ficar horas tentando inventar alguma coisa nova e não conseguir nada publicável. Mas é comum que eu consiga me inspirar visitando outros blogs, indo ao cinema, lendo um livro… Enfim, tendo experiências significativas para o mundinho particular que é o Road Trip da Nina.

Top Posts Road Trip da Nina:
Eu adoro escrever os posts da tag “Vivendo em…” e também curto muito as publicações sobre fotografia, especialmente a tag “Holga Pics”. Além desses, gosto muito do post Marie Antoinette: Será que vamos superar? e fico feliz em saber que essa é a publicação é o mais acessada entre todos os arquivos do blog!

RECADO DA ENTREVISTADA:
Uma das coisas mais legais de ter um blog é  descobrir afinidades com pessoas que a gente nunca imaginaria conhecer! Eu me identifico muito com o conteúdo do The Hype e tenho o maior orgulho de saber que o Road Trip da Nina está linkado no blogroll daqui!!! Beijos e agradecimentos para a Ana Carolina (querida!) que me convidou para participar dessa entrevista e me colocou em contato com todos vocês. Adorei estar por aqui e espero que a gente continue trocando ideias!

LINKS:
blogtwitter

*UPDATE: a Nina fez um post falando sobre a entrevista (aqui) e essa foto linda. Thanx, querida ;*


Anúncios

20 Comentários

  1. Acho essas entrevistas super legais. A gente sempre acaba descobrindo coisas curiosas sobre as blogueiras, sem falar nas dicas preciosas que elas sempre deixam escapar… Hehe! 🙂

    Bacana mesmo!

    Beijo!

  2. Querida, amei o resultado final da entrevista! Muito obrigada pela oportunidade e não vou cansar de dizer que me sinto muito lisonjeada de poder ter um post dedicado ao Road Trip aqui no THC, blog que eu amo de paixão! Muitos, muitos beijos. Adorei a experiência!

    http://www.roadtripdanina.com

    1. Sua linda! Eu que te agradeço por ter me possibilitado publicar uma entrevista aqui tão legal. Eu AMEI, sério!

  3. Gosto muito de ler as postagens e as dicas de viagens da Nina, parabéns pela entrevista!
    Beijo!

    1. Também AMO, Ana! Muito Obrigada ;***

    1. Ai, que bom que gostou! Obrigada ;*

  4. Oi, tô passando pra conhecer seu cantinho fofo… Adoro entrevistas 🙂
    Beijo e ótima quarta-feira pra vc
     Just Carol

    1. Obrigada, Carolina. Vou dar uma olhadinha no seu também 😉 Beijos.

  5. oooIE!

    Achei o seu blog atraves do blog da Nina e já amei!!!

    BjOkas,

    http://www.blogmariaaparecida.com

    HELENA.

    1. Oi Helena, que ótimo! hahah! Espero sua visita aqui mais vezes, vou dar uma olhadinha no seu também ;*

  6. A Nina é uma coisa linda de Deus! O Blog, a entrevista as fotos, tudo tem um jeito Nina de ser. É impossível ver o Road trip como um blog qualquer. Ele me conquistou de cara e não fiz questão de resistir em nenhum momento. Parece que foi ontem que embarquei nessa viajem, mas é fácil lembrar de tantos bons posts e ver um pedacinho da Nina em cada um deles.
    O Road trip me inspira me mostrando coisas e opiniões novas sempre, e sendo impossível separar uma coisa da outra, a Nina também me inspira confiança, tanto que vira e mexe lembro dela ou de algo que disse no dia a dia.
    Não da para falar sem demonstrar carinho, e essa é uma forma de amizade diferente do que acontece geralmente.
    A diferença é o que torna algo, ou alguém especial. Por isso cá estou eu, escrevendo para quem quiser ler que a Nina e o Road trip dela e uma soma constante, que vale a pena dividir e divulgar, como o THC está fazendo 🙂

    Beijos

    1. Concordo demais, assim que conheci o blog tive uma vontade imensa de convidar a Nina para uma entrevista, e pretendo sempre compartilhar por aqui blogs tão incríveis quanto o dela, mas não é tão fácil assim encontrar algo tão lindo, original e com conteúdo interessante quanto o Road Trip, concordam? E sim, a Nina é muuuita LINDEZA!
      Obrigada pelo comentário, querida ;***

  7. Concordo d+ com a afirmaçãO : “Uma das coisas mais legais de ter um blog é descobrir afinidades com pessoas que a gente nunca imaginaria conhecer!”

    é mto bom msm, alegra o nosso dia =)

    Beijos, adorei a entrevista e a iniciativa!

    http://trajefino.blogspot.com

    1. Poxa, que bom! Obrigada! Pretendo mostrar muito mais por aqui. Concordo total com a frase da Nina também ;*

  8. Adorei a entrevista!! A Nina é uma fofa, também gosto muito do Road Trip!
    Bjim, Ci

    http://quadrofeminino.com.br

  9. Adorei essa tag de entrevistas! =)
    Eu conheci o blog da Nina esse ano (não lembro exatamente quando) e gostei tanto que resolvi coloca-lo no meu blogroll.
    Adoro os posts dela.

    Beijão,

    http://mariamocoila.blogspot.com
    @luana_furtado

  10. […] do Make a Wish; com a Camila, do Não me mande Flores, e a última blogueira entrevistada foi a Marina, do Road Trip da […]

  11. […] falei aqui da Nina e de seu blog, Road trip da Nina, várias vezes, inclusive já rolou até uma entrevista super legal com ela, e sem puxa-saquismo, admiro muito tudo que dona Marina faz: a moça, além de […]

Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s