Vogues vintage: A História da fotografia de moda através da revista

A história da fotografia de moda está ligada diretamente a história das revistas de moda, e a evolução de ambas começou mais ou menos na mesma época.
A partir de 1909 as revistas de moda passam de ilustrações para a fotografia e o Barão Adolph De Meyer foi consagrado como o principal percursor da Fotografia de Moda:


Na década de 20, a Vogue já publicava fotos e lentamente, a profissão de modelo estava emergindo. As coleções dos estilistas não eram mais apresentadas por modelos da alta sociedade, e sim por modelos profissionais:

Fotografia de Edward Steichen para Vogue de Julho de 1928

Em 1932, a Vogue US publica a primeira fotografia de moda colorida. Era uma foto de Steichen, uma garota de maiô segurando uma bola de praia:


Nos anos 60 e 70, Helmut Newton e David Bailey viram a fotografia de moda de cabeça para baixo, basicamente inventando a fotografia como um arte sexy. Newton, especialmente, mudou a percepção do público sobre o que era aceitável nesse nível. As modelos passaram a ser tão vendáveis quanto as roupas que estavam divulgando:

Num próximo post vamos conhecer algumas capas vintage de revistas de moda.

Ana Carolina.

4 Comments

  1. Jéssica

    Nooooossa! Eu simplesmente aaaaaamei essa postagem!
    Ficou maravilhooooso! To louca pra ver as proximas postagens 😉

    Ah, nao preciso repetir que o que vc mais tem é talento nao é?!

    ;**

  2. Jessica, sua lindeza em forma de gente! hahaha! obrigada, querida ;*** e que bom que você!

  3. PFFF… “que bom que você gostou”.

  4. […] embora adore esse tipo de postagem. Já falei um pouquinho sobre a história do biquíni, sobre a história da fotografia de moda, e já publiquei um documentário super interessante (mesmo) sobre a origem do glitter. Pretendo […]

Deixe uma resposta