Os melhores do ano

 

best

O ano de 2010 está perto de acabar e muita coisa aconteceu. Nesse tempo me esforcei a assistir o maior número de filmes possíveis e lerconsideravelmente a mesma quantia de livros.
Dentre vários livros e filmes, alguns se destacaram para mim e realmente trouxeram algum significado ou apenas alegraram o dia.

  • Irreversível (Irréversible, 2002) irreversivel

O longa-metragem em si não me transmitiu nada relevante, mas foi, contudo, sua filmagem e efeitos simplesmente arrasadores. Gravado inteiramente de trás para frente, começando de cara com os créditos, Gaspar Noé conseguiu produzir cenas bem realísticas e pesadas do tipo que você se pergunta: “Nossa, como foi que isso foi feito?!”. Vale muito à pena.

  • Clube da Luta (Fight Club, 1999) clube da luta

Realmente uma das melhores produções que assisti esse ano, apesar da obra já ter mais de uma década de lançamento. Clube da Luta é uma adaptação do romance homônimo de Chuck Palahniuk escrito em 1996 (Que eu ainda não li o livro, mas é minha missão de vida na terra!) que mostra um “homem comum” de classe média alta insatisfeito com a rotina que chegou ao ponto de fundar um clube anônimo de luta onde as pessoas literalmente descarregam a tensão do dia-a-dia. De uma idéia aparentemente simples, o filme cresce de maneira geométrica e toma proporções regionais, nacionais e quem sabe maiores. Por detrás de toda a “camada” de lutas, o filme expõe uma realidade transgressora de nossa sociedade consumidora e condenada a se afundar lentamente no próprio mundo que criou. Segundo o próprio Chuck o filme é muito melhor que o livro.

  • O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas, 1938)

poirot

    Apesar de já ter lido antes, só esse ano que pude ler denovo e com devida atenção. Maaaaaaaaaaaaaaaais um livro excelente lançado pela Aghata Christie! Dedicado para o cunhado da autora que sempre reclamava que os assassinatos eram um tanto “chiques” demais, Aghata detalhou nesse um assassinato brutal e sangrento que teve um final que eu mesmo achei o máximo. É uma ótima leitura pra quem tem interesse em conhecer a escritora!

    Anúncios

    Comente:

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s